O QUE É O POP ROCK ?



Pop rock é um gênero resultante da fusão entre o rock e a música pop. Ainda que mantenha os elementos básicos do rock, apresenta uma sonoridade mais amigável com o rádio, configurando-se como um pop mais agressivo ou rock mais radiofônico.

Nascido nos anos 60, o que hoje chamamos de pop rock era equivalente ao
da época. Tendo artistas como Elvis Presley, The Beatles e The Beach Boys, o rock dos anos 60 exerceu e ainda exerce enorme influência sobre todo o mundo da música.

A partir daí, o pop rock basicamente seguia os passos do rock original, fundindo-o com as tendências pop de cada época. Nos anos 70, Elton John e James Taylor traziam o Rock progressivo às paradas de sucesso. Nos anos 80, nascia o Synthpop e o gênero conhecido como New Romantic, que traziam uma abordagem eletrônica ao pop rock tradicional. Nessa época surgiram bandas como U2, a-ha, Queen, Duran Duran e Men at Work.

Cansados da superficialidade do pop da época, os artistas dos anos 90 traziam de volta uma atmosfera mais orgânica ao pop rock, dando uma maior atenção às letras. Chegam então às tabelas, nomes como Alanis Morissette, blink-182, Goo Goo Dolls, e também a invasão do Britpop, com Oasis, Blur e Radiohead entre outros.

Nos anos 2000, o pop rock basicamente seguia os moldes dos anos 90, continuando com grande carga sentimental, porém com um foco mais voltado para a melodia do que para as composições (ainda que essas ainda tenham grande importância). Surgem Coldplay, The Calling, Avril Lavigne, The Fray e P!nk, entre outros.


Fonte:http://www.lastfm.com.br/tag/pop%20rock/wiki

Comentários