ERA TUDO HEAVY METAL FAROFA



Era tudo Heavy Metal farofa


Lá pela metade dos anos 80 apareceram bandas que traziam uma nova releitura do glam-rock. Exagerando mais ainda no visual, e um som mais pesado, do que seus modelos dos anos 70, o estilo, portanto, passou a ser chamado de glam-metal.

Enquanto o New York Dolls pareciam travestis sujos e malvados e tocavam um rock and roll de garagem, a nova turma glam estava mais para boneca barbie e lavavam os cabelos com Grecin 2000 – daí o termo Hair Metal, na verdade um termo depreciativo. O pessoal do Trash Metal tachava-os de posers ou falso-metal. Bobagem! A música muitas vezes não passava de um Hard Rock pomposo, com muitas power ballads.

Por outro lado, desenvolveu-se nesse meio um outro subgênero o Pop-Metal - bandas com visual menos andrógino e com letras visando menos sexo, bebedeiras e festas. Talvez a banda que melhor traduz esse estilo seja os ingleses do Def Leppard. Eles começaram com uma pegada bem New Wave of British Heavy Metal (NWBHM), mas, aos poucos, foram se adaptando cada vez mais à música pop radiofônica. Era uma versão mais comportada do glam-rock, misturando-se com o rock de arena e AOR dos anos 70. Tira as guitarras dessas bandas. Coloque teclados no lugar. E o que vira? Boys bands.  Bandas que seguiram essa linha são: Firehouse, Warrant, Europe e Autograph, entre outras.

No início da década de 90, com apogeu do grunge e do rock alternativo, tanto o glam-metal e o Pop-Metal entrou em decadência. Poucos sobreviveram como Bon Jovi, que souberam adaptar ao estilo pop de FM e dar uma mexida no visual. Mas a maioria pendurou as guitarras como Nitro, Poison, Cinderella, White Lion, etc.


Mas entre 1985 a 1988 o sucesso desses dois estilos foram tão grandes que até bandas consagradas no Heavy Metal, para conquistarem o mercado norte-americano,  começaram a adaptar o visual (hair metal), recheando seus álbuns de baladas, teclados e muita pose. Ozzy Osborne (fase Ultimate Sin), Judas Priest (fase Turbo), Kiss (Animalize) e Whitesnake foram artistas ingleses que entraram nessa onde por um curto período.

Abaixo algumas bandas de ambos subgêneros do Heavy Metal, embora muitas vezes esse estilos se misturavam.

Bandas de Glam-Metal
Twisted Sister

Nitro
Cinderella
Steel-Panther

Madam X

Bandas de Pop-Metal

Europe
Firehouse
Warrent

Fonte:http://mundocontroverso.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html

Comentários