REFLEXÕES SOBRE A MORTE DA CANTORA IRLANDESA DE FAMA INTERNACIONAL SINÉAD O'CONNOR AOS 56 ANOS E SUA VIDA TRÁGICA

  Sinead O'Connor

Morre Sinéad O’Connor, aos 56 anos

Irlandesa, autora do sucesso 'Nothing compares 2 U', havia perdido o filho adolescente no início do ano passado

Por O Globo — Rio de Janeiro

26/07/2023 14h43  Atualizado há 9 horas

A cantora Sinéad O'Connor morreu nesta quarta-feira (26) aos 56 anos. A irlandesa ganhou fama internacional em todo o mundo em 1990, com a música "Nothing Compares 2 U". A causa da morte não foi divulgada.

Sinéad O'Connor perdeu filho de apenas 17 anos

O'Connor nasceu em Dublin, em 8 de dezembro de 1966, e teve uma infância marcada por tragédias, incluindo abuso sexual da mãe. No ano passado, ela passou por um novo trauma, quando perdeu o filho Shane O'Connor, de apenas 17 anos, encontrado morto na cidade de Wicklow, na Irlanda. Na ocasião, pelo Twitter, a cantora declarou que Shane "decidiu encerrar sua luta terrena" e ameaçou processar o hospital onde o garoto, que lutava contra a depressão, estava internado. Shane é filho da cantora com ex-marido, o cantor folk Donal Lunny.

O'Connor recebeu o prêmio inaugural de Álbum Irlandês Clássico no RTÉ Choice Music Awards no início deste ano. Segundo o Irish Times, na ocasião, ela foi aplaudida de pé ao dedicar o prêmio, por "I do not want what I haven't got", a “todo e qualquer membro da comunidade de refugiados da Irlanda”.

Última publicação nas redes sociais, Sinead O'Connor publicou uma imagem sua em preto e branco com a legenda: 'ame a vida que tens e agradece o que és!!!' — Foto: Reprodução
Última publicação nas redes sociais, Sinead O'Connor publicou uma imagem sua em preto e branco com a legenda: 'ame a vida que tens e agradece o que és!!!' — Foto: Reprodução

Sinead O'Connor se converteu ao islamismo

A cantora havia se convertido ao Islamismo em 2018, quando também trocou de nome, passando a adotar Shuhada 'Sadaqat. Em sua última publicação nas redes sociais, em 2016, Sinéad compartilhou uma foto em preto e branco com a legenda: "Ame a vida que tens e agradece o que és!!!".

Sucesso de 'Nothing Compares 2 U'

Segundo o Irish Times, a artista lançou dez álbuns de estúdio, enquanto sua música "Nothing Compares 2 U" foi eleita o single número um do mundo em 1990 pelo Billboard Music Awards. O'Connor deixa três filhos.

Repercussão da morte de Sinéad O'Connor

A atriz Jamie Lee Curtis fez uma homenagem à cantora no Instagram. "Uma vez ouvi Sinéad cantar à cappella numa capela vazia na Irlanda. Foi uma das coisas mais lindas que já ouvi na minha vida. Depois, fomos juntas ver Eminem num festival. Eu a amava. A música dela. A vida dela. Isto é tão triste. Veja Nothing Compares. Documentário. Brilhante. De partir o coração. Descanse em paz".

Jamie Lee Curtis homenageia Sinéad O'Connor — Foto: Reprodução
Jamie Lee Curtis homenageia Sinéad O'Connor — Foto: Reprodução

O agente Guy Oseary, também deixou sua mensagem: "Sinéad O'Connor, descanse em paz".

Guy Oseary fez publicação para cantora  — Foto: Reprodução
Guy Oseary fez publicação para cantora — Foto: Reprodução

Entre artistas brasileiros, nomes como Paulo RicardoMarina Elali, Zélia Duncan e Duda Beat deixaram seus pêsames.

Paulo Ricardo deixa homenagem para Sinéad O'Connor  — Foto: Reprodução
Paulo Ricardo deixa homenagem para Sinéad O'Connor — Foto: Reprodução
Zélia Duncan posta story para Sinéad O'Connor  — Foto: Reprodução
Zélia Duncan posta story para Sinéad O'Connor — Foto: Reprodução
Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/noticia/2023/07/26/morre-cantora-sinead-oconnor-aos-56-anos.ghtml

Sinéad O'Connor: polícia do Reino Unido divulga nota sobre morte da cantora

Irlandesa, autora do sucesso 'Nothing compares 2 U', Sinéad O'Connor havia perdido o filho adolescente no início do ano passado

Por O Globo — Rio de Janeiro

27/07/2023 07h17  Atualizado há 4 meses

A cantora Sinéad O'Connor havia acabado de voltar a morar em Londres, cidade que chamava de seu "lar", no início de julho, e descreveu a animação de poder ver o balé da cidade e escrever novas canções. A artista foi encontrada morta, nesta quarta-feira, aos 56 anos. A irlandesa ganhou fama internacional em todo o mundo em 1990, com a música "Nothing Compares 2 U".


Qual foi a causa da morte de Sinéad O'Connor?

Uma nota divulgada pela polícia afirma que a cantora foi achada "inconsciente" em sua casa. De acordo com os investigadores, a morte "não está sendo tratada como suspeita".

"A polícia foi chamada às 11h18 na quarta-feira, 26 de julho, para relatos de uma mulher inconsciente em um endereço residencial na área SE24. Oficiais compareceram. Uma mulher de 56 anos foi declarada morta no local. Os parentes mais próximos foram notificados. A morte não está sendo tratada como suspeita. Um relatório será preparado para o legista", diz o comunicado.

O que aconteceu com filho de Sinéad O'Connor?

O'Connor nasceu em Dublin, em 8 de dezembro de 1966, e teve uma infância marcada por tragédias, incluindo abuso sexual da mãe. No ano passado, ela passou por um novo trauma, quando perdeu o filho Shane O'Connor, de apenas 17 anos, encontrado morto na cidade de Wicklow, na Irlanda. Na ocasião, pelo Twitter, a cantora declarou que Shane "decidiu encerrar sua luta terrena" e ameaçou processar o hospital onde o garoto, que lutava contra a depressão, estava internado. Shane é filho da cantora com ex-marido, o cantor folk Donal Lunny.


Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2023/07/27/dias-antes-de-morrer-sinead-oconnor-voltou-a-morar-em-londres-e-a-escrever-novas-cancoes.ghtml

A cantora irlandesa Sinéad O'Connor, que morreu nesta quarta-feira, aos 56 anos, lidou durante anos com questões de saúde mental. Em 2020, ela chegou a entrar para um programa de tratamento de traumas e dependências que durou um ano. No que acredita ser seu último registro, O'Connor aparece fazendo um vídeo caseiro no qual comenta com os seguidores detalhes sobre seu apartamento.

Último vídeo de Sinéad O'Connor

"Aqui está meu belo apartamento. Há um buquê de flores que meu amigo me deu hoje. Isso é tudo que posso te mostrar porque o lugar é uma porcaria", diz ela na publicação, na qual mostra itens da decoração, como um violão pendurado em uma parede, e afirma que pretendia escrever "algumas músicas".


O registro foi publicado no dia 9 de julho. Em seguida, outras publicações foram feitas até o último dia 17, quando foi compartilhado uma mantra, segundo a legenda da publicação, "para todas as mães de crianças suicidas".

O que aconteceu com o filho de Sinéad O'Connor?

A cantora perdeu o filho Shane no início do ano passado, após ele desaparecer em Newbridge, County Kildare, na Irlanda. Fruto do antigo relacionamento entre a artista e o cantor Donnal Luny, ele havia fugido de um hospital psiquiátrico, onde estava internado para tratar a depressão.

No ano passado, Sinéad O'Connor culpou o governo irlandês pela morte de Shane. Antes disso, ela havia ameaçado processar o hospital onde o adolescente estava internado para se tratar de depressão após duas tentativas de suicídio.

Tentativas de suicídio

Em 2007, ela contou no programa The Oprah Winfrey Show que foi diagnosticada com transtorno bipolar. Também revelou que tentou o suicídio em 1999, quando completou 33 anos. Em 2015, ela postou em sua página no Facebook uma carta aberta atacando os seus familiares e que foi vista por muitos fãs como uma nota de suicídio.

Dona dos hits "Mandinka" (1988) e "Nothing compares 2 U" (1990), Sinéad falava abertamente dos abusos físicos e sexuais inflingidos pela mãe, que tinha, em casa, uma "câmara de tortura" para castigar os filhos.

"Ela era uma pessoa que sentia prazer em machucar", contou a artista, em entrevista ao psicólogo Phil Graw.

Traumatizada, Sinéad tentou tirar a própria vida oito vezes num ano. Em 2016, ficou 36 horas desaparecida em Chicago, nos EUA.

Sinéad O'Connor sofria de estresse pós-traumático

Sinéad O'Connor foi internada, por diversas vezes, em clínicas de saúde mental. Ela reconheceu que possuía certa clareza sobre o funcionamento da própria mente. Em termos gerais, a artista sofria de síndrome de estresse pós-traumático e de distúrbio borderline.

— O abuso infantil é uma crise de identidade, e a fama foi uma crise de identidade. Por isso, fui direto de uma crise de identidade para outra — ela contou.

Em 2017, ela deixou fãs e parentes preocupados com um relato de solidão e angústia publicado no Facebook. "Estou lutando, lutando, lutando, como milhões de pessoas que conheço, para continuar viva todos os dias", frisou, às lágrimas, em vídeo que viralizou internacionalmente.

Filho de Sinéad O'Connor morreu com apenas 17 anos

Em janeiro de 2022, o filho, Shane, que estava internado numa instituição psiquiátrica para tratar depressão, fugiu e foi encontrado morto, dois dias depois.

O jovem tinha 17 anos e era fruto do antigo relacionamento entre a artista e o cantor Donnal Luny. Naquele ano, ela deu uma pausa na carreira.

O registro foi publicado no dia 9 de julho. Em seguida, outras publicações foram feitas até o último dia 17, quando foi compartilhado uma mantra, segundo a legenda da publicação, "para todas as mães de crianças suicidas".

Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2023/07/27/em-ultimo-video-publicado-sinead-oconnor-mostra-detalhes-de-local-onde-morava.ghtml


Sinéad O'Connor fez pausa na carreira após perder filho em 2022

Jovem de 17 anos chegou a ficar desaparecido por dois dias, após fugir de hospital psiquiátrico

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

26/07/2023 14h51  Atualizado há 4 meses

Sinéad O'Connor, que morreu nesta quarta-feira, aos 56 anos, chegou a dar uma pausa na carreira no ano passado, após perder o filho, de 17 anos. Na época, a equipe da cantora irlandesa disse que ela não se apresentaria mais em 2022 “devido ao luto contínuo pela trágica perda de seu amado filho Shane”.

Filho de Sinéad O'Connor morreu aos 17 anos

O jovem, que tinha 17 anos, morreu em 7 de janeiro, após desaparecer em Newbridge, County Kildare, na Irlanda. Fruto do antigo relacionamento entre a artista e o cantor Donnal Luny, ele havia fugido de um hospital psiquiátrico, onde estava internado para tratar a depressão.

“Esta não foi uma decisão fácil para Sinéad, mas precisou ser tomada por sua própria saúde e bem-estar neste momento", continua a nota. "Gostaríamos agradecer o contínuo apoio e compreensão dos promotores locais e internacionais. Obrigado também aos amigos e fãs do Sinéad, cujo apoio e compreensão temos na mais alta estima ao longo deste período. O amor demonstrado tem sido uma fonte de grande conforto e paz para Sinéad.”

Denúncia contra governo e hospital

Também no ano passado, Sinéad O'Connor culpou o governo irlandês pela morte de Shane. Antes disso, ela havia ameaçado processar o hospital onde o adolescente estava internado para se tratar de depressão após duas tentativas de suicídio.

No Twitter, a cantora postou:

"Qualquer declaração da Tusla [a agência estatal de proteção à criança e à família da Irlanda] sugerindo que eles a) Fizeram o seu melhor b) Se importaram ou c) Têm a mais profunda solidariedade por qualquer um aqui, exceto seus advogados, é um monte de lixo que matou muitas crianças e não vai funcionar agora. Muitas crianças estão morrendo sob o monitoramento da Tusla", acusou Sinéad.

Em uma publicação anterior, Sinéad dissera que ia se recolher por um tempo para chorar pelo filho, mas que depois iria contar "exatamente como o Estado irlandês nas formas ignorantes, malignas, egoístas e mentirosas da Tusla e do serviço de saúde possibilitaram e facilitaram sua morte. Após identificar os restos mortais de Shane, a cantora disse no Twitter: "Que Deus perdoe o Estado irlandês, pois nunca o farei."

Logo que soube do falecimento do filho, Sinéad disse que Shane havia decidido "encerrar sua luta terrena". O adolescente era fruto do relacionamento da cantora com um ex-companheiro, o cantor folk Donal Lunny. "Meu lindo filho Nevi'im Nesta Ali Shane O'Connor, luz da minha vida, decidiu encerrar sua luta terrena hoje e agora está com Deus", escreveu Sinead. "Que ele descanse em paz e ninguem siga seu exemplo. Meu bebê, eu te amo muito. Por favor, fique em paz."


Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2023/07/26/sinead-oconnor-fez-pausa-na-carreira-apos-perder-filho-em-2022.ghtml


A cantora Sinead O'Connor , em 2012 Foto: David Corio / The New York Times

A cantora Sinead O'Connor , em 2012 Foto: David Corio / The New York Times


Sinead O'Connor culpa governo irlandês pela morte do filho

Segundo a cantora, a agência estatal de proteção à criança e à família foi negligente com o rapaz de 17 anos, que estava sob vigilância contra suicídio

Em uma série de tuítes na tarde de sábado, a cantora Sinead O'Connor culpou o governo irlandês pela morte do filho . Dois dias depois de ser dado como desaparecido, Shane O'Connor, de 17 anos, foi encontrado sem vida, sexta-feira, na cidade de Wicklow. A artista já havia ameaçado processar o hospital onde o adolescente estava internado para se tratar de depressão após duas tentativas de suicídio.

"Qualquer declaração da Tusla [ a agência estatal de proteção à criança e à família da Irlanda ] sugerindo que eles a) Fizeram o seu melhor b) Se importaram ou c) Têm a mais profunda solidariedade por qualquer um aqui, exceto seus advogados, é um monte de lixo que matou muitas crianças e não vai funcionar agora. Muitas crianças estão morrendo sob o monitoramento da Tusla", acusou Sinead, no Twitter.

Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/musica/sinead-oconnor-culpa-governo-irlandes-pela-morte-do-filho-25346632

Sinead O'Connor: o que se sabe sobre os outros três filhos da cantora

Cantora irlandesa Sinead O'Connor, morta na última terça-feira, era discreta quanto a vida dos outros herdeiros, Jack Raynolds, Roisin Waters e Yeshua Bonadio

Por O GLOBO

27/07/2023 08h08  Atualizado há 4 meses

A vida de Sinéad O'Connor foi marcada por tragédias. Uma delas foi a morte precoce de seu filho, Shane, no ano passado, com apenas 17. Mas a cantora, morta na última terça-feira, aos 56 anos, deixou mais outros três herdeiros, Jack Reynolds, Roisin e Yeshua.

Primeiro filho de Sinead O'Connor tem vida longe dos holofotes

O'Connor se tornou mãe em junho de 1987, quando deu à luz seu filho Jake Reynolds. Na época, ela era casada com o produtor musical John Reynolds, mas os dois decidiram seguir caminhos separados em 1991.

Como sua mãe, Jake tentou ficar fora dos holofotes nos últimos anos e pouco se sabe sobre seu primogênito, além do fato de que ele seguiu carreira nas artes culinárias.

Sinead O'Connor e Jack Reynolds — Foto: Getty Images
Sinead O'Connor e Jack Reynolds — Foto: Getty Images

Enquanto a dupla mãe e filho parecia ter um relacionamento um tanto tumultuado, O'Connor revelou em 2015 que seu filho ajudou a realizar seu sonho de se tornar avó.

"OH MEU DEUS! Estou literalmente a horas de realizar o maior sonho da minha vida! #Avó! (sic)”, escreveu ela no Facebook, por Independent.ie. “Isto para Lia, Jake e seu anjinho, que voou comigo em Las Vegas na semana passada enquanto eu cantava Foggy Dew.” Jake e sua então namorada deram as boas-vindas a um menino.

Segunda filha de Sinead O'Connor herdou talentos musicais

A cantora deu as boas-vindas a sua segunda filha, Roisin, em março de 1996 com o jornalista irlandês John Waters.

O casal, que nunca se casou, se separou pouco antes da chegada da filha e, posteriormente, se viu em uma guerra de custódia de três anos.

Sinead O'Connor e Roisin Waters — Foto: Reprodução
Sinead O'Connor e Roisin Waters — Foto: Reprodução

O'Connor concordou em deixar Roisin morar com Waters em 1999 em meio a suas próprias lutas contra questões de saúde mental.

Embora pouco se saiba sobre a única filha de O'Connor, ela aparentemente herdou os talentos musicais de sua mãe.

Quarto filho de Sinead O'Connor nasceu dois anos depois

Dois anos após o nascimento de Shane, O'Connor deu as boas-vindas a seu quarto filho, Yeshua Bonadio, com Frank Bonadio.

Em 2019, a cantora compartilhou uma foto rara de seu filho sósia nas mídias sociais para celebrar suas impressionantes habilidades em fazer bolos.

Na foto, Yeshua pode ser visto andando em um carro com um bolo com tema de Halloween, que ela diz ter ganho o primeiro prêmio em uma competição de confeitaria.


Fonte:https://oglobo.globo.com/ela/gente/noticia/2023/07/27/o-que-se-sabe-sobre-os-outros-tres-filhos-de-sinead-oconnor.ghtml


Sinéad O'Connor foi alvo de ataques após rasgar foto de João Paulo II em protesto contra pedofilia na igreja

Cantora Sinéad O'Connor fez o protesto em apresentação ao vivo no 'Saturday night live', em 1992

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

26/07/2023 15h01  Atualizado há 4 meses

A cantora e compositora irlandesa Sinéad O'Connor, falecida nesta quarta-feira (26), aos 56 anos, protagonizou uma polêmica no início dos anos 1990. Durante apresentação no "Saturday night live", a artista rasgou uma foto do Papa João Paulo II.

Sinéad O'Connor fez protesto contra pedofilia

Ao cantar "War", de Bob Marley, Sinéad trocou a palavra "racismo" por "abuso infantil" na letra. Antes de rasgar a imagem do religioso, ela falou "lute contra o verdadeiro inimigo" em protesto contra a pedofilia na igreja católica.

Após a participação, a cantora foi banida do "SNL", cuja produção não foi informada do protesto, e passou a lidar com críticas da mídia e dos fãs. Semanas após rasgar a imagem, ela participou de um show em homenagem a Bob Dylan, quando foi vaiada pelo público.

A imagem do Papa, aliás, mantém uma forte relação com a infância da artista. O'Connor tinha 18 anos quando a mãe morreu e, naquele dia, ela tirou a única fotografia da parede do quarto da matriarca da família: a imagem do Papa. O'Connor guardou-a cuidadosamente, esperando o momento certo para destruí-la.

À época, Sinéad vivia o auge de sua carreira, enquanto o Vaticano recebia uma onda de denúncias sobre abuso sexual de crianças por membros da igreja.

Em sua autobiografia, "Rememberings: Scenes from my complicated life", a cantora revisitou o episódio e discordou de quem defende que sua carreira teria descarrilhado após o protesto. "Longe de o episódio do Papa destruir minha carreira, ele me colocou em um caminho que me encaixou melhor", escreveu.


Fonte:https://oglobo.globo.com/cultura/musica/noticia/2023/07/26/sinead-oconnor-foi-alvo-de-ataques-apos-rasgar-foto-de-joao-paulo-ii-em-protesto-contra-pedofilia-na-igreja.ghtml


Comentários